TELEX PARA O NOVO SPORTING

0

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 11:07




Godinho Lopes foi eleito há três meses para a presidência do Sporting, numa madrugada tumultuosa em Alvalade. Volvidos 90 dias, já ninguém duvida que nasceu uma nova era no clube leonino. O balanço do trabalho da nova direcção do Sporting é no meu entendimento muito positivo. No futebol, a pasta mais mediática e porventura mais difícil porque os leões precisam de uma profunda renovação, os leões estão a contratar com critério. Basta lembrar que com uma verba pouco superior ao valor pago por Sinama Pongolle em Dezembro de 2009, os leões já contrataram seis jogadores. Carlos Freitas, um competente gestor de activos, anda com pinças e máquina de calcular no mercado, a aumentar a qualidade de uma equipa que roçou o ridículo nos relvados portugueses, na época que terminou. E enquanto contrói o plantel, o treinador contratado, Domingos Paciência, trata de galvanizar os adeptos, com um discurso mobilizador que há muito não se ouvia em Alvalade. Foi apresentado há 30 dias, ainda não começou a treinar, mas já incentivou mais os adeptos do que Carvalhal, Paulo Sérgio e Couceiro juntos, ao longo de um ano e meio!

TELEX DA CLASSIFICAÇÃO DOS ARBITROS

0

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 11:01




A classificação dos árbitros de 1ª categoria, é justa, ao colocar no pódio, os dois melhores árbitros portugueses da actualidade: Pedro Proença e Jorge Sousa. Pedro Proença é pela 5ª vez o melhor árbitro da época. O juiz de Lisboa, aos 40 anos, registou a melhor nota da temporada (4.1 no Porto-Benfica para o campeonato) e pode ufanar-se da confiança da UEFA com nomeações para importantes jogos da Champions como o Real Madrid-AC Milan, Bayern Munique-Inter e Manchester United-Schalke. Os jogos internacionais não contam para a classificação interna mas ajudam a engalanar uma época muito positiva. Na classificação desta época o antípoda de Pedro Proença é Olegário Benquerença. O 19º lugar, é pouco prestigiante para um internacional com estatuto de mundialista. Jorge Sousa ocupa o 3º lugar da tabela mas também poderia ser segundo porque tem mais qualidade do que Artur Soares Dias. No 4º lugar, não é acidental o nome de Hugo Miguel. A esta distância, antevejo que já estão encomendadas as insígnias para o próximo árbitro internacional do quadro português...

TELEX PARA VITOR PEREIRA

0

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 15:02



Vítor Pereira assume o comando técnico do FC Porto com um ambiente mais favorável do que Villas-Boas há um ano quando chegou ao Dragão. Depois de uma época sensacional e de muitas juras de amor ao clube, Villas-Boas deixou o Porto com um fax e um depósito bancário. Uma porta de saída até aqui inimaginável. Vítor Pereira recusou seguir viagem com o seu ex-chefe de equipa para Londres, abdicando das libras do Chelsea, para assumir o cargo de treinador principal do FC Porto. A atitude dá a Vítor Pereira um importante crédito para uma época em que a fasquia não estará agora tão elevada. O Porto arrasador de Villas-Boas passou para os adeptos uma confiança excessiva que poderia revelar-se perniciosa para a temporada que se avizinha. Com Vítor Pereira, haverá menos pressão e mais tolerância de fora para dentro, o que é sempre uma vantagem para quem comanda a equipa. Contudo, o sucesso de Vítor Pereira irá depender dos resultados. Os fenómenos Mourinho e Villas-Boas confirmam que essa é uma lei inexorável do futebol.

TELEX PARA VILLAS-BOAS

0

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 11:29




As circunstâncias da saída de Mourinho em 2004, não podem ser comparadas às de Villas-Boas. Mourinho saiu logo que a época 2003-04 terminou, dando tempo e dinheiro ao FC Porto para encontrar uma solução. Acresce que Mourinho, durante o percurso vencedor no FC Porto, nunca fez juras de amor ao clube azul e branco. Já Villas-Boas, vincou sempre uma espécie de amor acrisolado pelo Dragão, falando com orgulho tripeiro da chegada à sua "cadeira de sonho". O discurso de Villas-Boas deixava antever que seria o último a abandonar o porta-aviões azul e branco. Afinal será o primeiro. As libras falaram mais alto. Deixa o campeão português a troco de uma boa compensação financeira mas com pouco tempo para procurar uma alternativa. O caso Villas-Boas vem também provar que no futebol, a transcendência do amor à camisola, mágica noutros tempos, hoje não passa de uma utopia...

TELEX PARA O NEGÓCIO COENTRÃO

1

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 11:21




Mandam as regras do mercado que o comprador vai à casa do vendedor. Na negociação de Fábio Coentrão, Luís Filipe Vieira foi a Madrid para tratar dos termos da venda. Uma viagem que em teoria fragiliza o papel do vendedor e que não faz sentido depois das duras posições assumidas pelo Benfica para com Real Madrid e jogador. Aposto dobrado contra singelo que Fábio Coentrão vai ser jogador do Real Madrid. Por um lado, é a vontade do jogador e seu empresário. Por outro, o Benfica que já gastou mais de 12 milhões em aquisições para a nova época, precisa de dinheiro para continuar a construir uma equipa capaz de lutar pelo título 2011-2012... Concordo com a venda de Coentrão. Os clubes portugueses terão de ser sempre vendedores porque são mais frágeis financeiramente do que os espanhóis, ingleses, italianos, etc. Mas deveria ter sido o presidente do Real Madrid a vir a Lisboa comprar na ourivesaria da Luz a mais valiosa jóia do actual plantel do Benfica.

TELEX PARA O MUNDIAL DE SUB 20

0

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 10:42





Os exemplos de 89 e 91, ou os grandes nomes das gerações seguintes, não foram ainda suficientes para os dirigentes do futebol português, apostarem de "olhos fechados", nos jovens valores do futebol português. A convocatória anunciada por Ilídio Vale para o Mundial de sub 20 que este Verão terá lugar na Colômbia, é composta por jogadores pouco utilizados e emprestados. Nenhum é titular nos chamados grandes. E os dedos de uma só mão chegam e sobram para os que jogaram com assiduidade na Liga Zon Sagres 2010/2011. Os clubes portugueses continuam a dar preferência aos jogadores sul-americanos. E para vermos os jovens valores portugueses da nova geração, é necessário esperar pelo Mundial de sub 20 da Colômbia. Como disse (e bem) o seleccionador Ilídio Vale, "tratamos muito mal aquilo que construímos".