TELEX PARA O BENFICA

1

Posted by Pedro Azevedo | Posted on 16:53


Depois da inqualificável derrota em Telavive, frente ao modesto Hapoel, o Benfica ver-se-á obrigado a redefinir objectivos e alterar discursos. O "ano histórico na Champions" prometido por Jorge Jesus, dá lugar à discussão por um lugar na "pobre" Liga Europa. A porta do mercado de inverno, afinal não estará fechada. Quanto ao treinador, se dependia da Champions, como a imprensa da especialidade destacou na semana seguinte à derrota no Dragão, depreende-se que o lugar de Jorge Jesus, ficou tremido como nunca, apenas seis meses após a renovação, até 2013...E nesta onda de redefinição de estratégias, perante a performance desportiva da equipa, já ninguém acredita que a direcção encarnada se dê ao luxo de abdicar da participação na Taça da Liga, a prova que ajudou a mitigar as frustrações da época de 2008-2009 e (quem sabe...), pode vir a ter a mesma utilidade, na presente temporada. Mas como disse Javi Garcia no final do jogo em Israel, "ainda é cedo para balanços".


Comment (1)

Saudações desportivas.
É de facto inqualificável esta situação, apesar de ja se prever que isto iria acontecer, dada a fraquissima qualidade das exibições da equipa. Há dois aspectos a salientar:
- o primeiro e, quanto a mim, o mais importante é o facto do sucesso ter subido à cabeça de Jorge Jesus. A juntar a isto, e isto já vinha da época passada, o discurso que faz na imprensa para dentro do balneário não se adequa com aquilo que a equipa faz em campo. Já na época passada, em momentos importantes, como em Braga, Liverpool e Dragão não houve a estratégia mental adequada. Isto passa tambem para a equipa, desgastada psicologicamente, incapaz de reagir a um desaire e, claramente, sem ideias. Isto leva-me ao segundo aspecto;
- A equipa continua, no plano de jogo, a tentar as mesmas jogadas da época passada, sem jogadores para tal. Não quero desculpabilizar com as saidas, mas sim com a incapacidade de JJ em arranjar novas soluções adequadas. É verdade que temos uma equipa mais forte a nivel de jogo interior. Para esse jogo exige-se laterais para isso que, sem duvida, os há. O problema é que, na transição defensiva, Javi fica muito sozinho, desiquilibrando a equipa. Neste aspecto, Martins sobre a direita enfraquece a equipa a nível ofensivo e defensivo. Ou joga Aimar ou Martins, nunca os dois. Isto já para nem falar na perda de solidez defensiva e na capacidade de bem defender, uma das pedras base do sucesso da época passada. Por último, as substituições ontem foram só para rir...
Claramente, na minha opinião, o primeiro aspecto sobrepõe-se ao segundo. Fez muito mal o sucesso a JJ.
Por último, deixo aqui uma sugestão: um espaço de discussão acerca dos jogos do fim de semana. Bem sei que já existe, mas podiam dedicar mais ao jogo em si, um espaço de análise.
Um abraço do fiel ouvinte,
João

Enviar um comentário